Limpar Portugal

Limpar Portugal
Logótipo projecto Limpar Portugal

sexta-feira, 18 de junho de 2010

O projecto Limpar Portugal passo a passo

O projecto Limpar Portugal é um movimento cívico que tem como objectivo mobilizar a população, no sentido de remover os resíduos colocados em sítios inadequados e de forma ilegal.
Em Portugal, a iniciativa teve por base a acção de
limpeza desenvolvida na Estónia a 3 de Maio de 2008, na qual 50.000 pessoas limparam toneladas de lixo em cinco horas. Mais de 500 parceiros oficiais apoiaram o projecto estónio, que tinha como objectivo limpar as mais de 10.000 lixeiras mapeadas.
Cá, o projecto teve três mentores: o
Nuno Mendes, o Rui Marinho e o Paulo Pimentel Torres. Tudo começou com um e-mail que Nuno Mendesque recebeu sobre o projecto estónio. Nuno passou a mensagem aos elementos do Land Mania, um grupo de aficionados por Land Rover. Rui Marinho, o Presidente do grupo, achou uma excelente ideia. Assim, Paulo Pimentel Torres criou uma rede social, o Ning, com o objectivo de facilitar a interacção entre os participantes. A criação desta plataforma alargou os horizontes do projecto e, antes que dessem conta, alastrou-se a toda a população portuguesa.
O projecto começou a tomar forma no Verão de 2009, com uma primeira reunião na Lousã, que teve como objectivo definir as bases do projecto. Ficou então delineado que haveriam coordenações concelhias, que teriam que responder a coordenações distritais que, por sua vez, fariam a ligação com a coordenação nacional (inicialmente representada pelos 3 mentores).
Formadas as bases, os passos seguintes foram angariar patrocínios e parceiros e definir as lixeiras a intervir.
De início, e segundo os coordenadores nacionais, as empresas não levaram a sério o pedido de ajuda, até porque a política do projecto tinha por base a ideia de que não se movimentaria um cêntimo. Em vez disso, os coordenadores desejavam bens e serviços.
A partir do momento em que o Presidente da República deu o alto patrocínio à iniciativa, a falta de apoios deixou de ser problema, asseguram os coordenadores. As empresas tomaram elas próprias a iniciativa de colaborar. Facultaram desde materiais de divulgação a materiais de recolha de lixo, passando pelo transporte de lixo.


O projecto nacional teve como principais parceiros Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, escolas, o Ministério do Ambiente, a Presidência da República, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (bombeiros, Polícia de Segurança Pública e Forças Armadas, principalmente o Exército), o Instituto de Segurança Social, o Continente, a Carris, o Metro, a imprensa regional, empresas de tratamento de resíduos e empresas ambientais.
O apoio do Ministério do Ambiente fez-se através da emissão de uma
portaria que permitiu o despejo de resíduos recolhidos em aterros sem encargos, desde que as viaturas estivessem identificadas com o logótipo da coordenação do Limpar Portugal.
Para a definição e mapeamento de lixeiras, foi criada uma plataforma,
3rd Block, na qual os participantes puderam alojar fotografias das lixeiras e acrescentar dados que permitissem identificá-la, como as coordenadas de GPS e o tipo de resíduos que lá podiam ser encontrados.
Cumpridos estes passos, a atenção orientou-se para a divulgação da iniciativa, primeiro a um nível pessoal, passando a mensagem a amigos e familiares, e depois a uma escala maior, englobando a afixação de cartazes.
Nos meses que antecederam o 'Dia L', realizaram-se reuniões concelhias, distritais e nacionais, de modo a assegurar a comunicação exacta entre os diferentes níveis. Neste sentido, foi também importante a
rede social. Todos os concelhos tinham um grupo, a partir do qual se marcaram reuniões, trocaram ideias e conseguiram apoios.
Ao nível da comunicação social, os coordenadores nacionais do movimento acreditam que podiam ter tido mais apoio, uma vez que a sua atenção se orientou para o projecto quando o Presidente da República lhe deu o alto patrocínio. Contudo, a imprensa regional não deixou a iniciativa passar ao lado e, por todo o país, as notícias sobre o projecto foram regulares. A coordenação do projecto desenvolveu também spots a publicitar a iniciativa.
A
acção de limpeza aconteceu no dia 20 de Março. Apesar de o dia amanhecer chuvoso, o número de pessoas inscritas na rede social (50.000) duplicou, alcançando os 100.000. Todos juntos limparam cerca de 70.000 toneladas de lixo, desde pneus a electrodomésticos, passando por madeira e entulho.

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