Limpar Portugal

Limpar Portugal
Logótipo projecto Limpar Portugal

quinta-feira, 17 de junho de 2010

O projecto Limpar Portugal no concelho do Barreiro


No concelho do Barreiro, o projecto teve início em Fevereiro, com uma reunião marcada a partir da rede social, que contou com a presença de 5 pessoas. No final de 2008, a criadora do grupo no Ning havia proposto uma reunião, à qual ninguém compareceu.
Numa segunda fase, os coordenadores procederam ao mapeamento de lixeiras no site do
3rd Block. Inicialmente, foram mapeadas mais de dez lixeiras. Contudo, o facto de algumas delas se localizarem em zonas ‘problemáticas’ (privadas ou perigosas) reduziu o número de lixeiras para 7: quatro na freguesia de Santo António da Charneca, uma na freguesia de Palhais e outra em Santo André e duas na freguesia do Barreiro.
A adesão dos barreirenses ao grupo criado na rede social Ning em pouco ultrapassou a centena, pelo que, segundo
Nuno Nogueira e Filipe Oliveira, dois dos coordenadores concelhios entrevistados, deixou a desejar. Contudo, e tendo em conta o número de lixeiras identificadas (7)* e de voluntários (perto de 100), o número de coordenadores aumentou para 10, de forma a garantir a correcta gestão de tarefas alusivas à iniciativa.
Identificadas as lixeiras, tornou-se necessária a obtenção de apoios e de meios que assegurassem a realização da limpeza no Dia L. Por isso, o grupo procurou o apoio da Câmara Municipal do Barreiro e das Juntas de Freguesias, assim como de algumas empresas privadas.
A empresa de bricolage, a
IZI, auxiliou o projecto, dando luvas, óculos e máscaras de protecção para os voluntários. Por sua vez, o Pingo Doce e outras empresas alimentares deram os lanches e a Sportzone forneceu t-shirts para os voluntários. De uma outra forma, a Polícia de Segurança Pública e os Bombeiros Voluntários do Barreiro disponibilizaram-se para intervir caso se justificasse.
Já a
Câmara Municipal colaborou com o projecto através da impressão de material de divulgação e dos logótipos dos patrocinadores nas t-shirts fornecidas pela Sportzone. Por outro lado, e tal como as Juntas de Freguesia do concelho, forneceu material para a recolha de lixo, como sacos e pás, e para garantir a segurança na acção de limpeza, como luvas. Esta entidade contribuiu ainda com o ‘empréstimo’ de uma retroescavadora, com a qual recolheu entulho de difícil remoção e o transportou para aterros municipais, assim como aos restantes resíduos apanhados pelos 200 voluntários. No total, a retroescavadora apanhou mais de 30 toneladas e os voluntários mais de 13, perfazendo um total de cerca de 43 toneladas de lixo. Além da Câmara Municipal, relativamente ao transporte de pessoas e de resíduos, deram apoio empresas como a ProEficiencia, empresa de energias renováveis, e o Grupo Flamingo, um grupo ambiental sediado no Seixal.
Ao nível da comunicação social, o grupo contou com o apoio da imprensa local, nomeadamente o
Rostos, Jornal do Barreiro e Barreiro Web.

*Link que dá acesso a um mapa do concelho do Barreiro feito em Power Point. Para conseguir vê-lo, basta que tenha uma conta no Google (gmail), a partir da qual pode entrar no GoogleDocs e, assim, ter acesso à apresentação.

Aqui fica o slideshow com as fotografias do projecto barreirense:

Sem comentários:

Enviar um comentário